Confira 7 ideias para trabalhar autônomo e ter sucesso na carreira

Empreendedorismo Confira 7 ideias para trabalhar autônomo e ter sucesso na carreira por Patrícia Silveira Você já deve ter reparado como as formas de trabalho mudaram nos últimos tempos. Em nossa realidade não existe apenas a opção de um emprego formal, com carteira assinada: é possível trabalhar por conta própria e mesmo assim construir uma carreira de sucesso. É por isso que, para te inspirar, no post de hoje vamos dar algumas ideias para trabalhar autônomo! É claro que existem desafios no mercado para esses profissionais, até por ser um caminho um tanto quanto novo. No entanto, esse modelo de trabalho vem alcançando um grande crescimento e se expandindo cada vez mais. Atuar de forma autônoma, ainda, traz diferentes benefícios, como a flexibilidade, a mobilidade e até a satisfação pessoal e profissional. Agora, sem mais delongas, vamos conhecer algumas opções para investir nesse modelo! 1. FotógrafoExistem muitas opções para quem gosta de trabalhar com fotografia. Você pode, por exemplo, fazer fotos publicitárias, ser fotógrafo de eventos, ser criador de álbuns, montar o seu próprio estúdio ou mesmo vender os seus projetos na internet.O Instagram, inclusive, pode abrir muitas portas para profissionais dessa área, já que é uma rede social tão popular e está se tornando, cada vez mais, um canal de negócios. Assim, se você gosta de tirar e editar fotos, talvez essa seja uma boa alternativa para estudar e investir! 2. Professor particularEssa é mais uma área muito ampla de possibilidades. Você pode dar aulas particulares daquelas matérias que achava mais fáceis ou nas quais se destacava na escola, ou mesmo aquelas que têm alguma relação com o seu curso superior. Além disso, não precisa se restringir a quem quer melhorar as notas ou ser aprovado no colégio: se você tem um bom conhecimento de Letras e língua portuguesa, por exemplo, pode oferecer aulas voltadas para a redação do ENEM; Se já trabalhou com música e artes pode dar aulas de canto, instrumento, pintura e por aí vai. As opções são muitas, como se pode perceber, o que torna essa uma alternativa viável para várias pessoas. Para facilitar ainda mais, vale lembrar que, com a ajuda da tecnologia, as aulas não precisam ser sempre presenciais: você pode oferecer seus serviços para alunos de diferentes partes do país! 3. FreelancerOs freelancers oferecem seus serviços de forma independente, podendo contribuir para diferentes empresas e projetos ao mesmo tempo. Esse campo está aberto para diversas profissões e, muitas das vezes, não é necessário ter uma formação específica. Se você escreve bem, por exemplo, pode se tornar um redator freelancer para a produção de conteúdos digitais. Além disso, serviços como design, publicidade, edição, fotografia e criação de roteiro, dentre vários outros, também são muito comuns e têm uma alta demanda nesse tipo de atuação. Você pode fazer cursos voltados para a sua área de trabalho, para se aperfeiçoar e conquistar os seus clientes. Existem muitas opções on-line e gratuitas por aí, inclusive. 4. E-commerceÉ comum as pessoas desanimarem quanto a montar um negócio físico de vendas, devido aos maiores custos e à complexidade que isso envolve. O e-comerce, por sua vez, traz muitas facilidades nesse sentido: você pode administrar as vendas dos seus produtos de qualquer lugar e encontra seu espaço de uma forma bem prática. É possível, por exemplo, vender produtos de um fornecedor ou abrir sua lojinha virtual, usando uma plataforma. Pode ser uma boa opção para quem está começando, para ir se expandindo aos poucos. 5. Produtor de artesanatoSe você tem algum hobby ou habilidade artística, pode adaptá-los e transformá-los no seu negócio! São várias as opções, como a criação de bijuterias, pinturas, presentes e lembrancinhas, itens de decoração e muito mais. Você pode personalizar os objetos para cada cliente, como uma maneira de conquistar o seu público. Além disso, existem muitas formas de venda, como montar sua lojinha virtual ou vender a partir das redes sociais. O Instagram, mais uma vez, oferece uma grande ajuda: você pode expôr fotos dos seus trabalhos e conquistar clientes de diferentes partes do país. 6. YoutuberEssa é uma profissão relativamente nova, mas que está muito em alta. Se você gosta da ideia de trabalhar se comunicando diretamente com o público, pode ser uma ótima alternativa! O Youtube e os blogs contemplam os mais diferentes tipos de conteúdo, portanto você pode investir naqueles ligados à sua área ou aos seus assuntos de interesse. O que a maioria desses trabalhadores fazem é aliar todas as suas redes sociais, como o Youtube, o blog e o Instagram. Assim, você expande ainda mais o seu alcance. O retorno, tanto financeiro quanto do público, costuma levar um tempo para começar a aparecer nessa área. Muitas vezes, o pagamento vem de parcerias com marcas e empresas, ou da comercialização (direta ou indireta). Tenha consciência disso, pesquise e vá atrás! 7. Produtor de bolos e docesNão poderíamos deixar de falar dessa profissão, que está em alta a tanto tempo. O seu leque de possibilidades é bastante diversificado: você pode optar pelos tradicionais bolos e docinhos de festa ou acompanhar as tendências e oferecer produtos diferenciados, como alimentos gourmet ou culinária fitness ou ainda a gastronomia vegana. Quanto mais diversificado e personalizado for o seu trabalho, mais você poderá expandir o seu alcance. As redes sociais ajudam bastante também: que tal postar as fotos das suas lindas criações e até mostrar para o público um pouco do processo de produção? Esse tipo de conteúdo conquista muitas pessoas! Há, ainda, possibilidades de oferecer os seus serviços em diferentes ocasiões. Adapte seu cardápio para festas, reuniões e outros eventos! Como é possível perceber, existem muitas alternativas para se investir no mercado autônomo. Para uma maior garantia de sucesso, no entanto, é importante se preparar antes de começar. Organizar-se financeiramente, saber calcular preços, pensar nos materiais e se planejar são algumas ações a serem tomadas. Além disso, se especializar, por meio de cursos técnicos e profissionalizantes, por exemplo, é uma atitude que faz toda a diferença, pois intensifica seus conhecimentos e capacidades seja

4 ideias de presentes para o dia dos namorados para você vender

Empreendedorismo 4 ideias de presentes para o dia dos namorados para você vender por Patrícia Silveira O Dia dos Namorados é uma das datas mais lucrativas para o comércio, principalmente para o setor alimentício. No Brasil ele é comemorado em 12 de junho, e é um momento em que os casais apaixonados querem demonstrar seus sentimentos por meio de presentes e comemorações românticas. Por isso, é uma excelente oportunidade para investir em ideias de presente para o dia dos namorados e vender mais, aumentando os lucros. Neste post, separamos 4 delas para estimular você a aproveitar essa data e aumentar seus rendimentos. Quer descobrir? Então, continue a leitura! 1. Festa na caixaA festa na caixa é a grande tendência de confeitaria do momento. Por ser simples e, ao mesmo tempo, criativa, consegue ser o mimo perfeito para surpreender as pessoas. E como o dia dos namorados pede esse toque romântico, certamente é uma ideia bastante lucrativa. Na prática, você monta uma caixa pequena e personalizada, de acordo com a temática, e os produtos escolhidos devem ser pensados a dois. O material pode ser tanto em papelão quanto em MDF e o interior da caixa fica por conta de sua criatividade. Geralmente, as festas na caixa devem conter:• mini pizza;• brownie gourmets;• alfajores;• macarons;• biscoitos decorados;• minibebidas, como minirrefrigerante ou minichampanhe. 2. Chocolates personalizadosO chocolate já é um produto bem característico do dia dos namorados, pois remete à sensualidade e ao romance. Isso significa que investir em uma bela caixa de bombom personalizada, e com produtos gourmets, pode ser uma ótima ideia, não acha? A decoração pode ser no próprio chocolate, com transfers e carimbos, ou em embalagens personalizadas, incluindo fitas e etiquetas harmoniosas. E sobre os tipos de produtos, existem muitas opções, como:• casquinhas de bombom;• trufas;• pão de mel;• doces gourmets. 3. Bolos e tortas decoradosPensa que luxo alguém receber um bolo ou torta para chamar de seu? Esse é o tipo de presente bonito e delicioso, concorda? E você pode basear-se em inúmeras ideias criativas para compor, seja no sabor, cobertura, seja nos enfeites no topo. Por exemplo, utilizar formas de coração é a característica perfeita para o dia dos namorados. Além disso, também tem as pastas americanas que podem ser modeladas, decoradas e até trabalhadas seguindo um tema em homenagem ao casal. Mas também, você pode fazer uma cobertura mais simples e criar decorações divertidas, por exemplo: • miniaturas do casal;• emojis românticos;• minibalões;• frases de amor. 4. Cesta de café da manhã doceQuem não quer acordar com uma linda cesta de café da manhã? Ainda mais cheia de doces! Por isso, essa também é uma ideia de presente incrível para o dia dos namorados. O processo para montar a cesta é ligeiramente simples, por que você pode comprá-la e revestir com adereços e enfeites. Já sobre os produtos, primeiro você precisa selecionar aqueles que não podem faltar para compor um estiloso café da manhã a dois. Depois, pode incrementar ainda mais o produto, incluindo delícias, como: • cupcakes;• biscoitos decorados;• pães de mel;• rocambole;• brigadeiros. Como vimos, existem diversas ideias de presente para o dia dos namorados relacionadas à alimentação, e que podem render bons lucros. Mas, por onde começar? Bem, o primeiro passo é aprender sobre a área de confeitaria, descobrindo como preparar os melhores produtos e cuidar do negócio. Então, aproveite esta oportunidade e invista neste ramo lucrativo. Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com confeitaria, aproveite para conhecer os cursos da Escola de Doceria e Confeitaria – Brasil Mais Doce. Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

4 produtos interessantes para vender na Páscoa!

Empreendedorismo 4 produtos interessantes para vender na Páscoa! por Patrícia Silveira A Páscoa é uma das datas campeãs na venda de chocolates. Nessa época do ano, é comum as pessoas presentearem seus parentes e amigos com doces, em especial os tradicionais ovos! Com o passar dos anos, os ovos de Páscoa industrializados têm sido substituídos por ovos artesanais — dos mais variados tipos e sabores. Afinal, eles acabam sendo são mais gostosos, principalmente por conta do sabor caseiro! O melhor de tudo: qualquer pessoa pode aprender a fazê-los para vender e garantir uma renda extra. A seguir, confira nossas sugestões de ovos artesanais para ganhar dinheiro em casa 1. Ovo de Páscoa de poteTendência recente, os ovos de pote levam chocolate, brigadeiro, doce de leite e outras gostosuras misturadas em um pote personalizado para a data especial. Além isso, eles são bastante práticos de comer, são baratos e fáceis de fazer! O fato de ser vendido em potes também é uma boa oportunidade para dar asas à imaginação e fazer decorações criativas, como enfeites com orelhas de coelhos e outros detalhes temáticos de Páscoa, proporcionando aos doces uma aparência adorável. 2. Ovo de Páscoa pintadoNo leste europeu, pintar os ovos é uma tradição milenar. Por lá, eles são chamados de Pêssankas. Com os modernos corantes alimentícios é possível manter essa arte também nos ovos de chocolate, fazendo ovos personalizados com frases e desenhos ao gosto do cliente. Fazer ovos pintados é mais fácil do que parece: o principal ingrediente é uma boa veia artística, ou seja, uma boa dose de criatividade. Assim, os doces ficam tão bonitos que nem precisam de embalagens muito elaboradas. 3. Ovo de Páscoa trufadoEste é um dos ovos artesanais que mais fazem sucesso! Morder a casquinha de chocolate do ovo e sentir o recheio escondido dentro dela é uma sensação incomparável, não é mesmo? Como os ovos trufados não levam muito recheio, dá para comê-los à vontade — sem enjoar de tanto comer. Além disso, para o público infantil é possível também colocar surpresas dentro do ovo, como nos industrializados, já que a casquinha interna evita que o recheio se misture com os brindes. 4. Ovo de Páscoa de colherOs ovos de colher mudaram as expectativas do público. Para quem ainda não saboreou uma dessas gostosuras, eles são a metade de um ovo de chocolate recheado até a borda com algum doce cremoso — certamente ele é capaz de saciar até a mais feroz das vontades por açúcar. Portanto, capriche! Quando bem recheados e finalizados com uma apresentação bonita e de dar água na boca é possível vendê-lo com uma boa margem de lucro! Lembre-se: caprichar nos recheios é o grande segredo dos ovos de Páscoa feitos em casa. Até mesmo o mais simples dos chocolates ganham um ar de gourmet quando você usa a sua criatividade e, o mais importante: esses ovos conquistam tanto crianças quanto adultos! Saber como fazer ovos artesanais é uma maneira prática de ganhar dinheiro em casa na Páscoa. Para obter mais dicas e arrasar na produção nesta época do ano, confira nossas sugestões de moldes para fazer ovos! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Calendário sazonal: saiba o que é e como usá-lo para alavancar as vendas

Empreendedorismo Calendário sazonal: saiba o que é e como usá-lo para alavancar as vendas por Patrícia Silveira O calendário sazonal é um calendário estratégico de datas comemorativas que as empresas varejistas criam para definir em que períodos farão promoções. Levar em consideração datas como Natal, Páscoa, Dia das Mães e outras comemorações é de grande importância para alavancar as vendas nessas ocasiões e evitar prejuízos ao negócio. É uma estratégia de marketing que exige preparo, mas que, quando bem feita, é capaz de envolver o público e favorecer sua empresa. A seguir, confira os principais passos para criar um calendário sazonal de vendas! 1. Escolha bem as datasPraticamente toda semana há alguma data a ser comemorada. Nem todas, porém, merecem uma promoção especial – isso levaria qualquer negócio à falência. Obviamente você deve aproveitar a oportunidade de dar descontos em datas importantes como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e (caso valha a pena) a cada vez mais popular Black Friday. Também explore datas que tenham a ver com o seu negócio: se você vende chocolates, aproveite o Dia do Chocolate (07 de julho)! Mas de nada adianta, por exemplo, você fazer grandes descontos no Carnaval se a demanda pelo seu produto aumenta pouco ou nada nessa data. 2. Aposte em um cronogramaAssim que tiver definidas as datas em que fará promoções, crie um cronograma que estabeleça detalhes como o início e fim dos períodos promocionais, onde e quando serão exibidas as ofertas, o tempo necessário para elaborar campanhas, se elas serão mais voltadas para melhorar as vendas ou para aumentar o reconhecimento, que benefícios você oferecerá… Quanto mais bem definido estiver seu cronograma, menos você estará à mercê de surpresas desagradáveis que podem vir a atrapalhar suas vendas. 3. PlanejeQualquer grande evento, especialmente uma promoção sazonal, exige planejamento. Ele é importante para que, quando a campanha se inicie, tudo dê certo: a equipe estará preparada, a produção estará encaminhada, e a divulgação poderá começar sem problemas. Um calendário sazonal bem planejado significa mais sucesso, aumento de vendas e inclusive economia nos custos de campanhas. Quanto mais especial for a data, melhor planejada ela deve estar: grandes lojas planejam suas campanhas de Natal e Dia das Mães com vários meses de antecedência! 4. Estabeleça parceriasFazer parceria com fornecedores e distribuidores para conseguir benefícios em datas especiais fortalece sua marca e vende mais! Tão importante quanto, eles podem lhe ajudar a acumular capital e aumentar sua equipe para o período promocional, afinal campanhas de marketing sazonal exigem bastante dinheiro e pessoal. Outra sugestão é formar parceria com empresas de outros ramos que se beneficiam das mesmas datas que você. Se, por exemplo, você faz promoção de chocolates no Dia dos Namorados, que tal fazer parceria com uma floricultura para ambos venderem seus produtos juntos e, assim, ganharem mais? Fazer um calendário sazonal e usar as diferentes datas comemorativas do ano para fazer promoções pode ser muito benéfico para o seu empreendimento! E se você quiser mais dicas de empreendedorismo, aproveite e veja como divulgar seu trabalho nas redes sociais! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Mães empreendedoras: veja com o que e como voltar a trabalhar

Empreendedorismo Mães empreendedoras: veja com o que e como voltar a trabalhar por Patrícia Silveira Depois de tornar-se mãe, é difícil não sentir aquele aperto no peito no momento de voltar a trabalhar. Muitas mulheres se desdobram na função de sustento do lar e criação dos filhos, sobrecarregando-se nessa jornada e chegando a pedir demissão dos seus empregos. Nesse caso, o empreendedorismo pode ser uma baita oportunidade para unir o útil ao agradável. O trabalho em casa é uma alternativa atrativa para gerar renda ao mesmo tempo em que cuida dos filhos. Por isso, se você quer fazer algo que gosta, ganhar dinheiro com isso e ainda ficar perto da sua criança, que tal começar a considerar opções como a confeitaria e venda de doces, por exemplo? Neste post, você irá conferir diversas dicas que podem lhe ajudar a tirar essa ideia do papel e transformá-la em renda para pagar as contas. Ficou curiosa? Então, vem com a gente!Trace objetivos a curto, médio e longo prazo Onde você quer estar daqui a um ano? E em cinco? E em dez? Muitas pessoas acabam entrando na confeitaria por necessidade — ou por paixão — e esquecem de encarar essa atividade como um negócio que trará lucros, servindo como um meio de conquistar aquilo que elas desejam, tanto profissionalmente quando na vida pessoal. Mesmo que você opte por voltar a trabalhar em casa, fazendo doces, é necessário ter uma visão estruturada do que você quer com esse novo negócio. Por isso, trace objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso ajudará você a estipular metas que levem seu empreendimento a novos patamares de qualidade e de volume de produção, ou seja, que lhe farão crescer no mercado. Defina o produto culinário que deseja produzirPara começar a produzir, é preciso definir a área de foco e no que você se tornará realmente incrível. Comece simples, sendo específica, dominando um produto e se tornando referência nele. Essa determinação fará com que você se concentre em uma coisa até ficar realmente boa nela, oferecendo algo que ninguém mais no mercado oferece. Aqui vão algumas perguntas para ajudar a definir o seu produto:• Que produto culinário você fará?• Qual será o formato?• Quais serão as opções de sabores?• E as quantidades? Conheça o público-alvoPara voltar a trabalhar com potência máxima, que tal conhecer o seu público-alvo antes mesmo de começar a vender? Determinar quem serão os seus clientes é essencial. Em um primeiro momento, pode parecer contraditório dizer que o ideal é que você delimite o seu público, afinal, isso dá a ideia de atender menos pessoas. Mas, e se, em vez de pensar no número de pessoas, você considerar a qualidade do atendimento? Segmentar um público específico que você quer atingir permitirá que você conheça a fundo as necessidades e desejos dessas pessoas. Logo, será muito mais simples fazer com que elas se sintam realmente satisfeitas com os seus produtos. Estabeleça o capital de investimentoQuanto dinheiro será necessário para você começar a produzir? É importante pensar no que será preciso para voltar a trabalhar, desde os ingredientes até a estrutura da sua cozinha. Faça uma avaliação de todos os itens que você tem e dos que terá que providenciar: fogão adequado, forno, refrigerador, utensílios, mesas, embalagens. Depois disso, avalie quanto dinheiro você tem para investir. Quantas dessas coisas podem ser adquiridas imediatamente e como você pode comprar o restante delas? Um bom planejamento financeiro também é importante para distribuir eventuais dívidas de investimentos de uma maneira inteligente, que não comprometa o fluxo de caixa. Estabeleça metasAssim como os objetivos a curto, médio e longo prazo, as metas também são importantes. Pense nos objetivos como o resultado que você quer atingir e as metas são o “passo a passo” para chegar lá. Logo, é preciso ser criteriosa ao estipular como você alcançará aquilo que planejou. É preciso ser clara na definição das metas, pois, só assim, será possível mensurar se elas foram ou não cumpridas. O processo de recolocação no mercado pode ser lento. Por isso, tenha paciência. Lembre-se que você estará começando um empreendimento e que as pessoas precisarão conhecer o seu trabalho, só então ele poderá se tornar uma referência. Preze sempre pelo bom atendimento e pela qualidade dos produtos. E lembre-se: ao voltar a trabalhar, não esqueça de divulgar o seu trabalho nas redes sociais! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Tudo o que você deveria saber para trabalhar com confeitaria

Empreendedorismo Tudo o que você deveria saber para trabalhar com confeitaria por Patrícia Silveira Já sabemos que a confeitaria conquista o coração de muitas pessoas por aí. Quem não ama assistir reality shows, seguir páginas de docerias nas redes sociais e se encantar com as vitrines dos cafés? Mas, para atuar nessa área, é preciso mais do que paixão e interesse pelos belos produtos. Confeitar trata-se de uma arte muito ampla e variada, que envolve diversos fatores aos quais é importante se atentar para começar a investir. No post de hoje, trouxemos uma lista completa com as principais informações para quem realmente quer trabalhar com a confeitaria. Vamos falar sobre o mercado de trabalho, as tendências e as dicas para você ter sucesso em sua carreira, então não deixe de continuar lendo! 1. Qual é a história da confeitaria?Antes de começarmos a falar sobre dicas práticas, porém é importante compreender de onde veio esse trabalho e como ele se transformou ao longo do tempo. Todo profissional precisa se informar sobre isso, pois faz parte da sua história. Os doces já eram consumidos na Europa desde o século I a. C., mas seus componentes, sua popularidade e seu modo de preparo eram muito diferentes do que vemos hoje. Como ainda não havia açúcar no continente, eles eram preparados usando apenas ovos, leite e outros ingredientes comuns da época. O sabor adocicado vinha, normalmente, do uso de frutas e mel. No ano de 900 d. C., o açúcar chega até os europeus, porém com um custo muito elevado. Pouco a pouco, portanto, ele foi sendo adicionado apenas aos cardápios das famílias da nobreza. Com o aumento das viagens marítimas, da expansão para o Oriente e, posteriormente, com o descobrimento das Américas, foi se descobrindo ingredientes como a canela, o arroz e a noz moscada. Outros tipos de açúcar passaram a ser produzidos, a partir da cana e da beterraba, por exemplo. Tudo isso foi, aos poucos, popularizando os doces e a arte de confeitá-los. Foi somente no século XIX que passou a ser tão comum a existência de confeitarias e cafés, tornando-se um hábito e um prazer tão querido pela população. Essa prática foi se espalhando pelo mundo, ganhando uma força ainda maior nos anos 50 e, finalmente, chegou ao grande sucesso que é hoje. Como você pode ver, essa área e profissão trilharam uma longa jornada para chegar até aqui. Hoje, porém, elas estão a toda potência, conquistando cada vez mais públicos, técnicas e reconhecimento. Você verá, a seguir, o que está em alta nesse segmento e como anda o seu mercado de trabalho. 2. Como é o mercado de trabalho da confeitaria?O mercado de trabalho oferece diferentes opções para uma confeiteira. Você pode, por exemplo, abrir o seu próprio negócio, seja fazendo doces para vender, montando um estabelecimento (como um café) ou trabalhando com eventos, entre outras alternativas. Também é possível ser contratada por restaurantes, empresas, buffets e padarias, ou terceirizar seus produtos para serem vendidos por outra pessoa/local. Para ter uma ideia, alguns profissionais fornecem doces, bolos e tortas para supermercados, enquanto outros preparam apenas as massas, recheios e coberturas para alguma lanchonete. Seja qual for o caminho escolhido, vale lembrar que sempre é preciso muita mão de obra e dedicação. Será necessário estudar, praticar e adquirir experiência. Além disso, é importante criar um bom networking, para alcançar novas oportunidades, e acompanhar o trabalho de profissionais qualificados que atuem já há algum tempo no mercado. Uma rede de contatos e uma cartela de clientes são fatores muito relevantes para abrir sua primeira confeitaria. Se preferir, comece divulgando o seu trabalho, vendendo os produtos que prepara em casa ou mesmo trabalhando com um contrato, enquanto vai atrás desses elementos. Com o tempo e com sua dedicação, será conquistado um maior retorno e reconhecimento e, então, você terá bases mais firmes para deslanchar no empreendedorismo! 3. Quais são as principais tendências da confeitaria?Ficar atento às tendências é importante para garantir o seu sucesso. É preciso entender pelo que o seu público se interessa no momento, tanto no que diz respeito às técnicas quanto às massas, recheios e à própria decoração. A seguir, vamos conhecer algumas tendências na confeitaria e doceria, voltadas para o ano de 2019! Tendências para bolosUma forte tendência para 2019 é o cake in box: um bolo molhadinho e com muito recheio, vendido em pedaços generosos. Além dele, os bolos simples e espatulados estão em destaque, com suas formas e cores suaves e harmonizadas. Vale lembrar, também, que o bolo falso (bolo fake), tem sido muito requisitado para decorar a mesa em eventos e proporcionar belas fotografias! Você também pode produzir esse tipo de enfeite. Afinal, quem melhor que uma confeiteira para reproduzir um bolo realista, não é mesmo? Tendências com chocolateO chocolate estará em alta no decorrer deste ano, sendo requisitado tanto para festinhas de aniversário quanto para os bolos de casamento mais pedidos. Ele deve ser adequado ao estilo da cerimônia e da ocasião, chamando atenção especialmente pelo seu toque artístico. Tendências para docesNo que diz respeito aos doces, as tendências na confeitaria estarão voltadas para os artesanais e os gourmet, que vêm ganhando toda a força. Clássicos como o bolo no pote e cake pop, porém não vão desaparecer do mercado. Na verdade, eles podem até ser adaptados para abraçar essa ideia! Exemplos de doces gourmet incluem o brigadeiro explosivo, recheios alcóolicos e biscoitos para palhas italianas com castanha e amêndoas, entre outros. Tendências para biscoitosComo a decoração está em alta na confeitaria, as bolachas enfeitadas conquistaram seu espaço este ano! Alegrando o ambiente e sendo um bom complemento para mesas de bolos e doces, elas podem ser requisitadas tanto para crianças quanto para adultos. 4. Quais são os principais utensílios e técnicas da confeitaria?Conhecer os utensílios básicos e as principais técnicas da confeitaria é essencial para quem está começando. Antes de mais nada, vamos conferir uma lista com alguns dos materiais, eletrodomésticos e acessórios mais importantes para esse profissional. Ela inclui: • fornos potentes

6 dicas infalíveis sobre como vender mais no Dia dos Pais

Empreendedorismo 6 dicas infalíveis sobre como vender mais no Dia dos Pais por Patrícia Silveira O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, é uma das grandes datas do comércio. E nessas datas, é importante planejar e investir em diferentes estratégias de vendas. Mas se você ainda tiver dúvida quanto a como fazer isso, sem problemas: Este post foi feito para você! A seguir, confira as melhores dicas para você já começar a formular uma estratégia e, assim, impulsionar seu sucesso e vender bem no Dia dos Pais. 1. Ofereça embalagens personalizadas e brindesClientes adoram lojas que lhes ofereçam vantagens, e embalagens personalizadas e brindes são ótimos para isso! Além de atrair consumidores por fazê-los se sentir valorizados, esses mimos são excelentes ações de marketing para sua empresa. Se um cliente levar consigo uma caneta com a sua logo, ou presentear o pai com uma embalagem bem-feita, seu nome será lembrado para futuras compras, o que atrairá novos clientes e tornará fieis os que você já tem! 2. Amplie o horário de atendimentoVocê certamente venderá mais se souber respeitar aqueles que trabalham em horário comercial. Portanto, nos dias que antecedem o Dia dos Pais, comece um pouco mais cedo e/ou termine um pouco mais tarde, para lhes dar tempo de comprarem seus presentes! E, se você avaliar que o custo/benefício vale a pena, faça isso inclusive no próprio domingo de Dia dos Pais, pois assim você dará uma chance àqueles que só puderam comprar em cima da hora. Nesse caso, estoque algum excedente para dispor para as encomendas de última hora. 3. Capriche no visualCores como verde e azul são as mais recomendadas para decoração de Dia dos Pais, por terem uma conotação mais masculina. Portanto, capriche! Adeque a divulgação dos produtos no seu site e/ou redes sociais a cores e motivos relativos à data. Caso tenha uma loja física, contrate também um bom vitrinista, que saiba fazer uma vitrine temática que realmente valorize seus produtos – principalmente os em oferta. Outra dica neste caso é rearranjar os móveis de tal forma a melhorar a circulação dos clientes, por ser uma data que traz um aumento no movimento. 4. Crie uma campanha exclusiva para redes sociaisAs redes sociais já são meios muito bem consolidados de atingir novos clientes e melhorar a interação com o público. Logo, use e abuse delas! Monte um plano de marketing que chame atenção para o Dia dos Pais nas suas páginas, com posts que ressaltem a importância da data – mas sem deixar de citar sua loja. Se possível, crie também promoções exclusivas para quem curtir seus posts ou realizar outras interações: além de consumirem seus produtos, eles também inevitavelmente divulgarão sua marca! 5. Treine o atendimentoMotivação e bom preparo no atendimento certamente venderão muito mais. Treine para abordar corretamente os clientes – ou seja, conversar sem ser invasivo, mas sim compreensivo e empático. Caso tenha atendentes contratados, faça este treinamento com eles!Treinando para ouvir o cliente e conhecendo bem o que se vende, fica mais fácil saber oferecer o produto certo. No caso de atendentes contratados, além do treinamento é importante oferecer bonificações por metas, para assim mantê-los motivados. 6. Saiba que produtos venderO Dia dos Pais vem apenas uma vez por ano, portanto os clientes irão querer comprar algo especial! Para quem trabalha na área da confeitaria, esta é uma boa época para vender produtos considerados mais sofisticados como macarons e brownies gourmet. Oferecer produtos personalizados também é uma ótima escolha! Biscoitos e chocolates personalizados ao gosto do cliente vendem muito bem nesta data, por serem uma algo exclusivo, vindo do coração! Tudo pronto agora para vender bastante do Dia dos Pais? Está ainda com alguma dúvida? Então, entre em contato conosco, estamos à disposição para conversar! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Aprenda como fazer promoção em sua confeitaria e quais os benefícios

Empreendedorismo Aprenda como fazer promoção em sua confeitaria e quais os benefícios por Patrícia Silveira Com a acelerada expansão mercadológica das docerias e confeitarias, novos e velhos confeiteiros precisam pensar em estratégias para destacar-se em meio à concorrência. E a promoção, tanto na confeitaria quanto em qualquer outro negócio, é uma importante estratégia para atrair mais clientes e faturar mais. Ao oferecer algum tipo de benefício irresistível ao cliente, você acaba por assim aumentar o volume das vendas, seja de forma constante ou em períodos estratégicos. A seguir, confira algumas sugestões de como fazer promoção e conquistar o coração da freguesia! 1. Compre e ganheIdeal para estimular as vendas de um produto específico, ao oferecê-lo como brinde na compra de outros produtos você permitirá que o público o conheça melhor e, no futuro, o compre separadamente. É possível inclusive fazer parceria com outras lojas, de forma a uma oferecer o produto da outra como brinde — desde que, obviamente, se destaque onde é possível comprá-lo. Assim, você atrairá inclusive clientes que, inicialmente, desconheciam sua confeitaria. Afinal, lembre-se: Fazer o cliente entrar na sua loja é o primeiro e mais importante passo para conquistá-lo! 2. Cupom de desconto para aniversariantesConfeitaria que comemora o aniversário do cliente acaba por conquistá-lo. Ofereça descontos para clientes cadastrados no dia do aniversário deles, ou até na semana se considerar que vale a pena. Se sua confeitaria vender kits de doces para festas, esse é um bom produto no qual dar desconto nesses casos. E se for um cliente regular, conhecido, que tal divulgar o aniversário dele nas redes sociais? Ao curtir sua publicação, o cliente acabará por divulgar sua página — e, por tabela, seu negócio. 3. Entrega grátisSe você tiver um serviço de entrega e notar que certos dias costumam ser piores que outros, nada como oferecer serviços especiais para convencer os clientes a encomendar com você! Promoções que prometem entrega grátis a partir de “X” reais em compras estimulam o cliente a comprar um pouquinho mais do que originalmente pretendia, para alcançar a meta. Mas lembre-se que é uma estratégia de promoção e, portanto, exige bastante planejamento prévio: calcule o custo da entrega e a margem de lucro dos produtos, para saber a partir de qual valor o lucro compensará o custo. 4. Delícias do mêsA cada mês, você pode dar um desconto especial para um ou mais produtos específicos, de forma a divulgá-los e, assim, fazer com que mais clientes os conheçam e comprem durante o resto do ano. Se você perceber que outras confeitarias também vendem um produto semelhante, você pode inclusive organizar junto a elas um festival que promova temporariamente tal produto. Com boa divulgação, os clientes ficarão tentados a aproveitar as promoções do festival para circular entre as confeitarias, e assim todos saem no lucro! 5. Promoções sazonaisPáscoa, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Natal… Essas são algumas das principais datas no comércio de doces, e você precisa aproveitá-las! Ofereça descontos nesses períodos do ano para assim atrair mais clientes para a sua loja. Mas por que parar por aí? Que tal oferecer descontos nos seus produtos à base de doce de leite no Dia Mundial do Doce de Leite (11 de outubro)? Ou os à base de chocolate no Dia do Chocolate (07 de julho)? Há também o Dia do Macaron (20 de março), Dia do Alfajor (14 de setembro), Dia do Biscoito (20 de julho) … Pesquise essas datas e utilize-as para promover seus produtos! Gostou de aprender a fazer promoção e quer aprender mais dicas de venda? Então aproveite e saiba como divulgar seu trabalho nas redes sociais! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Como vender doces para o Dia dos Professores?

Empreendedorismo Como vender doces para o Dia dos Professores? por Patrícia Silveira O dia 15 de outubro é o momento de celebrarmos o trabalho de todos os mestres que nos transmitiram seus conhecimentos e nos tornaram o que somos. É quando presenteamos esses profissionais como forma de agradecimento – e doces são sempre ótimos presentes! Se você vende doces, o Dia dos Professores é, portanto, uma das datas que exige planejamento na produção dos seus produtos. Assim, você aproveitará as vendas ao máximo. A seguir, confira três dicas essenciais para se preparar e vender os melhores doces para professores! 1. Avalie quais são os mais vendidosKits e cestas de doces são produtos bastante procurados nessa data. Afinal, um presente cheio de biscoitos e chocolates variados sempre alegra qualquer professor! E na hora de vender, é preciso prestar atenção tanto nos doces que são oferecidos quanto na decoração. Cestas bonitas e coloridas certamente chamarão a atenção da concorrência. É importante também pesquisar quais são as grandes tendências na confeitaria, e quais delas se encaixariam como bons presentes para o Dia dos Professores. Os bolos de pote, por exemplo, estão na moda e são ótimos presentes para essa data, pois são bastante práticos para comer entre uma aula e outra. O importante é estar antenado e avaliar com antecedência que produtos teriam uma maior demanda, para assim dar destaque a eles e vender mais. 2. Ofereça doces diferenciados ou personalizadosNem todo professor é igual, então, por que vender exatamente o mesmo produto para todos? Ofereça doces com decorações temáticas para cada professor: números para professores de matemática, notas para professores de música, e por aí vai! Os clientes adorarão comprar produtos com um toque diferenciado, afinal, essa data é justamente para mostrar aos professores que você se lembra deles. Mas por que parar por aí? Se o que importa é a lembrança, ofereça também aos seus clientes a possibilidade de comprar doces personalizados sob encomenda, com o nome do professor ou qualquer outra decoração que deixe claro ao presenteado que o doce é só para ele! 3. Preste atenção no custoQualquer ação sazonal de vendas precisa ser antes muito bem planejada. Afinal, vender mais sempre acabará inevitavelmente envolvendo também alguns gastos a mais, tanto de dinheiro quanto de tempo. Portanto, monte com antecedência uma estratégia de vendas que leve em conta o custo do material e o tempo necessário para fazer os doces. Assim, quando o Dia dos Professores estiver próximo você já saberá quantos doces a mais você será capaz de produzir para a ocasião e quanto você precisa vender para sair no lucro. Esse tipo de estratégia ajudará também a calcular possíveis promoções e descontos: de nada adianta baixar o preço do seu produto para vender mais sem que você tenha como produzir mais! Preste atenção, monte uma planilha de custos e só realize promoções que você tenha segurança darão o lucro. Gostou das nossas dicas para vender doces no Dia dos Professores? Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.

Doces para o Dia dos Namorados: 4 dicas para você se preparar!

Empreendedorismo Doces para o Dia dos Namorados: 4 dicas para você se preparar! por Patrícia Silveira A venda de doces para dia dos namorados é uma grande oportunidade para quem trabalha com confeitaria. Nessa data comemorativa, a procura por presentes é uma das maiores de todo o ano, sendo que os bombons, doces e chocolates são alguns dos queridinhos da clientela. Assim, você pode aproveitar a chance para aumentar as suas vendas, conseguir uma renda extra ou até mesmo tornar o seu negócio mais conhecido. Para que tudo corra da melhor maneira, porém, é necessário preparar-se com antecedência. Aqui no Brasil, essa comemoração acontece no mês de junho, mas as suas pesquisas e o seu planejamento, entre outras atitudes, já devem iniciar antes. Separamos a seguir quatro dicas para lhe ajudar na sua preparação. Continue a leitura para saber mais! 1. Pense em produtos interessantes e característicosQuais doces e ingredientes mais combinam com o dia dos namorados? É importante informar-se sobre o que o seu público alvo mais procura nessa ocasião. Pesquise sobre os tipos de doces que despertam o interesse dessas pessoas nessa época e também seja criativo, adicionando o tema do amor e da paixão em seus produtos. Você pode criar doces personalizados, como buquês de bombons, brigadeiros com champanhe, brownies e bolos decorados, além de chocolates com formas especiais e com mensagens escritas, entre várias outras ideias. A decisão vai depender do perfil dos seus consumidores e dos seus conhecimentos de confeitaria. Outra dica interessante é pensar em quais são os doces que você mais vende ao longo do ano. Você pode criar versões comemorativas ou mesmo vendê-los em kits especiais. 2. Lembre-se de personalizar as embalagensFalando em kits, faz toda a diferença que as caixas e as cestas também sejam personalizadas. Utilize elementos que lembrem o dia dos namorados, como as cores e formas que remetem ao significado dessa data. Isso pode ser feito com enfeites, forros ou desenhos, por exemplo. Até mesmo os doces vendidos separadamente, nos embrulhos ou forminhas tradicionais, merecem um toque especial nas suas embalagens. Vale muito apostar nesse tipo de personalização, tomando sempre cuidado para não sobrecarregar o visual do seu produto, é claro. Seja qual for a embalagem, lembre-se que ela deve ser adequada para os seus doces. Escolha os materiais certos e tome os cuidados necessários na hora de embrulhar, evitando que eles desmontem, vazem ou acabem derretendo. 3. Cuide da sua divulgaçãoUma boa divulgação dos produtos é essencial para destacar-se e ter lucros nas vendas. Isso precisa ser bem planejado e acompanhado. Existem diversas formas de divulgar nessa época. Se você tem um site, por exemplo, um banner temático e uma categoria exclusiva para a data são ideias muito legais. O Instagram e as demais redes sociais também fazem toda a diferença, então publique fotos realistas e de qualidade dos seus produtos, mostrando que você entrou no clima do dia dos namorados. Textos e fotos no WhatsApp, panfletos e outros recursos também podem ser boas ideias. É importante que tudo esteja bonito e organizado, lembrando que você deve levar em conta o seu público alvo para preparar a sua divulgação. Vá acompanhando os resultados que os seus anúncios trazem e, se necessário, faça alguns ajustes de maneira consciente. 4. Pense no seu diferencialPensar no seu diferencial é muito importante para destacar-se no mercado. São várias as possibilidades, que vão desde uma embalagem criativa e um bom atendimento até descontos especiais (que não prejudiquem o seu negócio, é claro). Solte a sua criatividade e crie — ou destaque — o seu diferencial. Por fim, lembre-se que um curso de confeitaria faz toda a diferença para vender doces, tanto nas datas comemorativas quanto ao longo de todo o ano. Lá você conhecerá novas técnicas e receitas para oferecer ótimos produtos! Esperamos que tenha gostado das dicas para vender doces para dia dos namorados! Patrícia Silveira Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar. Leia mais artigos do Blog  Confeitaria Dicas Empreendedorismo Receitas Conheça nossos Cursos Fale conosco Siga nas Redes Sociais Home Quem somos Cursos Blog E-books Política de Privacidade Termos de uso Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.