Antes de descobrir a resposta, você precisa ter em mente o seu objetivo. A intenção é fazer Ovos de Páscoa para presentear familiares e amigos ou a finalidade e comercializar e garantir uma renda extra nesta Páscoa.
Com esse ponto bem definido, podemos escolher com mais assertividade a melhor forma para fazer os nossos Ovos de Páscoa. Se você irá se aventurar na cozinha para preparar seus próprios Ovos de Páscoa e, provavelmente, não voltará a usar as formas tão cedo, a melhor opção são as formas de acetato. Elas possuem um investimento menor, mas em compensação esse material não é muito resistente, quebra e perde o formato com facilidade.
Agora, se objetivo é comercializar e trabalhar com uma forma mais resistente e de fácil manuseio, o ideal são as formas de acetato com silicone. Elas representam um investimento maior, mas também podem apresentar uma durabilidade mais longa.
Confira a descrição desse tipo de forma: “Vem com uma forma de acetato com marcação, uma sem a marcação e a outra de silicone. A primeira forma de acetato recebe o chocolate, o silicone é encaixado em seguida sobre o chocolate com o objetivo de espalhar e moldar o mesmo, formando a casca do ovo. A segunda forma de acetato é encaixada sobre o silicone e serve para fixar até que o chocolate chegue à consistência ideal”.
Só pela descrição já percebemos que fazer Ovos de Páscoa com essa forma é bem mais prático e reduz as chances de erros de quem for fazer pela primeira vez.
Essas mesmas diferenças nas formas de acetado e silicone podem ser observadas nos moldes para itens que irão rechear o ovo, como trufas, ovinhos pequenos, coelhinhos, carrinhos, bonecas, etc.
Existem também variações que podem deixar o seu ovo com uma aparência diferente da tradicional, a lisa. Tipos com texturas de ondas, matelassê, corações, entre outros, são facilmente encontrados no mercado.
Ao comprar essa forma, é muito importante notar a inscrição do peso do ovo que vem descrito na própria forma. Por exemplo, uma forma de 250 gramas fará um ovo do mesmo peso.
Uma outra dica é, antes de iniciar o trabalho, verifique se as formas estão limpas e bem secas. Sempre opte por lavar com água morna, detergente neutro e bucha macia, para não arranhar o molde e prejudicar o resultado final do seu Ovo.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.