Procurando por dicas de confeitaria? Quem entrou recentemente nessa área e deseja começar o seu próprio negócio precisa prestar atenção em alguns pontos. É por isso que, no post de hoje, vamos trazer alguns conselhos sobre como montar uma confeitaria!
Não é mais novidade para ninguém que o Brasil passa por uma séria crise econômica. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente são quase 14 milhões de brasileiros desempregados. Na contramão desse cenário, a proatividade e a criatividade se destacam.
São em momentos assim que novos empreendedores surgem na tentativa de encontrar uma oportunidade profissional e renda. Esse é o caso de muitas pessoas que fizeram algum curso no ramo da confeitaria e doceria e hoje comemoram os bons resultados.
De acordo com o Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), o setor vem mantendo uma boa média de crescimento nos últimos anos. Isso se justifica porque todos sabemos que, mesmo com o orçamento apertado, as famílias se esforçam para manter as comemorações, como aniversário, casamento e chá de bebê, entre outras. E em todas essas ocasiões, bolos e doces são indispensáveis.
Fome de novidades
Muitas pessoas descobrem, por necessidade, a paixão pela confeitaria e se tornam profissionais do ramo. Mas não se engane: esse mercado também é muito competitivo e é preciso sempre se atualizar em cursos sérios e comprometidos com o aprendizado prático do aluno. Afinal, este mercado é faminto por novidades.
A Cake Designer Patrícia Silveira, que está à frente da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, conta que, conforme o trabalho foi apresentando lucros reais, procurou se aperfeiçoar. “Fiz o curso de Cake Designer, Confeitaria, Modelagem em Açúcar, Aerografia, entre outros. Hoje me dedico integralmente ao ensinamento e produção de doces e bolos com texturas e sabores incríveis.”
Dicas de como crescer no ramo de confeitaria
Se identificou com alguma dessas informações? Confira algumas dicas para quem pretende superar a crise e viver profissionalmente a paixão pela confeitaria!
1. Lembre-se que aprender nunca é demais
Busque novos cursos e aprenda, sempre, mesmo quando acreditar que já sabe o bastante. Como comentamos acima, no ramo da confeitaria surgem sempre muitas novidades: novas técnicas, novos doces e novas tendências no mercado, por exemplo. Assim, o estudo é importante para manter o seu negócio atualizado.
Além disso, a aquisição de novos conhecimentos tem muito a contribuir para a qualidade do seu trabalho, ampliando-a ainda mais. Dessa forma, você oferece ótimos produtos aos seus clientes e aumenta o seu destaque.
2. Teste até conseguir
Teste sempre suas receitas e faça novas experiências. Cometer erros faz parte do trabalho, principalmente quando se está começando, então compreenda isso e seja gentil com você mesmo. Vá testando, fazendo alterações e ajustando o que precisar. Pode usar amigos e familiares como “cobaias”. Eles vão adorar!
3. Faça bem feito
Comece com poucos produtos, mas preze pela qualidade e faça tudo muito bem feito. Invista em bons ingredientes, pois isso afeta diretamente o resultado final e a satisfação do público. Além disso, prepare cada receita com cuidado e higiene. É melhor ter capricho e receber elogios, do que exagerar no uso de produtos e técnicas que ainda não domina.
4. Trace o perfil do cliente e do seu mercado
Procure saber quais motivos fazem seu cliente contratar o produto ou serviço que você quer oferecer. Quais aspectos dessa oferta o agradam? O que o leva a escolher entre uma empresa ou outra?
Além disso, entenda também quais são as maiores demandas dos seus compradores: quais doces eles mais gostam, em quais momentos consomem mais, o porquê de tudo isso e como eles gostam de ser atendidos. Dessa maneira, você destaca o seu negócio dos demais.
5. Faça seu controle financeiro e monte sua tabela de preços
Monte uma tabela de preços com todos os produtos que você vai oferecer. Lembre-se de colocar um valor justo e que permita obter lucro com seu trabalho. Para definir os preços, é preciso levar em conta o custo com ingredientes e com gastos de água, luz e gás, e também o tempo gasto para a produção e limpeza do local. Coloque tudo no papel e faça as contas.
Não se esqueça de acompanhar sempre seu orçamento. Anote todos os investimentos e despesas, além de verificar periodicamente quanto dinheiro está entrando. Com esse controle maior, você evita ter prejuízos e pode se adaptar com maior facilidade.
Vale destacar, ainda, a importância de reservar sempre parte do seu dinheiro para o próprio negócio. Pense que imprevistos podem acontecer, você pode precisar fazer mudanças ou crescer como empresa, entre outras questões.
6. Invista em uma boa divulgação
Sites, redes sociais, WhatsApp, e-mails, cartões de visita e folders são algumas opções em que você pode investir. Vale reforçar que, hoje em dia, a internet é um dos meios mais poderosos de divulgação. Você pode e deve sim utilizar meios físicos, como panfletos, mas é muito importante divulgar o seu trabalho online. Você pode criar perfis só com esse objetivo, tornando tudo mais profissional.
7. Seja claro e específico
Quando você não é específico, as pessoas tendem a achar que você está mentindo. Ao invés de escrever nas suas fotos de divulgação, por exemplo, “brigadeiros gourmet: feitos com produtos de qualidade”, escreva “brigadeiros gourmet: feitos com chocolate nobre, leite condensado Moça e confeitos da Callebaut (ou marca utilizada)”.
8. Nunca engane seu cliente
Se prometer utilizar ganache, dê o ganache (utilize chocolate nobre e não o fracionado). Além disso, vale lembrar que o mesmo serve para as fotos de divulgação. Mostre sempre seus próprios produtos, da forma como eles realmente são. Uma fotografia real e bonita é diferente de uma fotografia enganosa.
9. Lembre-se que feito é melhor que perfeito
Isso não quer dizer que você deve fazer algo ruim, mas sim não ter medo de errar. Não fique estagnado e coloque a mão na massa. Como comentamos anteriormente, errar é humano. Dê o seu melhor no que decidir fazer e vá corrigindo o que precisar.
10. Tenha foco
Considere que menos é mais. Dedique seu tempo, energia, finanças em uma coisa só, em apenas uma linha de produtos. Quando focamos em poucas coisas, nos dedicamos mais a isso e ficamos ainda mais extraordinários no que decidimos fazer.
11. Aceite críticas
Seja humilde e aprenda com as críticas e respostas negativas. Lembre-se que isso acontece com todos e esses feedbacks são importantes para melhorar o seu negócio cada vez mais. Seja perseverante, acredite no seu trabalho e não desista!
12. Organize sua cozinha
Se você vai cozinhar em casa, é preciso organizar o espaço para atender às necessidades pessoais e profissionais. Procure deixar tudo de um modo que otimize seu trabalho, zelando sempre por manter os ingredientes em condições adequadas, claro.
13. Organize sua rotina
Outra questão importante é organizar seu tempo, o que é um benefício e um desafio do trabalho autônomo. Pense em quais dias e horários você vai se dedicar ao seu trabalho e leve isso a sério, sem ficar adiando. Você pode definir horários fixos e estratégicos, como os momentos em que a casa está mais vazia e você tem menos tarefas. Essa organização é algo muito pessoal, pois depende da situação de cada um, mas avalie e veja como encontrar um jeito.
14. Tenha calma
Comece onde você está e lembre-se que as coisas acontecem aos poucos. Não invista de cara em utensílios caros e superprofissionais, pois é preciso ir crescendo com o tempo para não se prejudicar ou extrapolar. Se você pretende formalizar uma empresa essa mesma dica é válida: espere. Comece de modo informal, para não ter tantos custos, e mantenha a tranquilidade.
Bom, é isso por enquanto. Com essas sugestões, fica bem mais fácil entrar no ramo de maneira mais consciente e preparada, não acha?
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas de confeitaria de hoje!
Queremos continuar lhe ajudando nessa jornada, então não deixe de conhecer nossos cursos! Neles você vai aprender diversas receitas e ter outros toques sobre como começar uma confeitaria.
Os cursos da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, visam proporcionar aos alunos uma experiência personalizada, com foco no aprendizado. O aluno aprende na prática o que dá certo e o porquê dá errado.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
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