Uma coisa é inegável: mães querem tempo para ficar com os filhos. Mas, para muitas mulheres, essa realidade não existe. Muitas das vezes chegam em casa exaustas de um dia cansativo de trabalho e mal conseguem dar atenção aos pequenos. Há, também, aquelas que representam a única renda da família e não podem abrir mão do emprego.
O que fazer para resolver este problema?
A solução encontrada por muitas mães é empreender e trabalhar em casa. E essa escolha é muito comum atualmente. Quem aqui, ao ler este texto, não se lembrou de uma amiga ou conhecida que optou por cuidar dos filhos e trabalhar por conta própria?
Dar conta de várias tarefas ao mesmo tempo, com dinamismo e eficiência, já é uma característica feminina. Então, por que não usar isto ao nosso favor? O número de mulheres empreendedora no Brasil cresce mais a cada ano.
De acordo com o Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras das Micro e Pequenas Empresas, divulgado pelo Sebrae e o Dieese, o número de mulheres empreendedoras e chefes de famílias já chegou a 8 milhões.
Pensando nesta nova oportunidade, o Blog da Brasil Mais Doce separou 6 dicas valiosas para você montar seu planejamento e empreender com qualidade de vida e segurança. Confira:
Dica 01 – Pense em fazer algo que goste e tenha algum tipo de habilidade
Após essa escolha, busque qualificação e aperfeiçoamento para conseguir desenvolver um trabalho mais rápido, eficiente e com melhor retorno. Faça um plano de negócios, sites como o do Sebrae e Endeavor podem ajudar nessa missão.
Dica 02 – Defina uma rotina de trabalho
Trabalhar e ter crianças em casa não é uma tarefa fácil, não mesmo! Por isto, é fundamental que você avalie os melhores horários para desenvolver suas atividades profissionais e também reserve um tempo para poder dar atenção aos filhos. Pense em quantas horas você irá trabalhar por dia? Em quais horários? Compartilhe sua rotina com seus familiares e peça a colaboração de todos para o cumprimento dela.
Dica 03 – Destine um lugar da casa exclusivo para o trabalho
Reserve um local em sua casa, pode ser um cantinho para ser o seu local de trabalho. Assim, será possível comunicar, visualmente, para os outros moradores da casa quando você estará trabalhando.
Dica 04 – Busque ajuda sempre que precisar
Imprevistos sempre acontecem. E ninguém melhor do que as mães para saberem disso. Sendo assim, nunca deixe de pedir ajuda quando algo inesperado acontecer. Afinal, não precisamos dar conta de tudo sozinha. Faça o exercício de delegar funções e procure parcerias que possam te socorrer nesses momentos.
Dica 05 – Saiba qual o diferencial do seu negócio
Todo mundo já ouviu dizer que um negócio de sucesso precisa ter algo de especial, um diferencial. Você sabe qual é o seu? Caso a resposta seja negativa, não se desespere, ao começar o seu próprio negócio você irá descobrir. Afinal, mães empreendedoras trabalham com amor e por amor.
Dica 06 – Cuide bem da parte financeira
Separe as finanças relacionadas ao negócio das contas da casa. Tenha um planejamento financeiro eficiente. Só assim poderá saber e medir o quanto sua empresa cresce e pensar em novos investimentos.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.