O calendário sazonal é um calendário estratégico de datas comemorativas que as empresas varejistas criam para definir em que períodos farão promoções. Levar em consideração datas como Natal, Páscoa, Dia das Mães e outras comemorações é de grande importância para alavancar as vendas nessas ocasiões e evitar prejuízos ao negócio.
É uma estratégia de marketing que exige preparo, mas que, quando bem feita, é capaz de envolver o público e favorecer sua empresa. A seguir, confira os principais passos para criar um calendário sazonal de vendas!
1. Escolha bem as datas
Praticamente toda semana há alguma data a ser comemorada. Nem todas, porém, merecem uma promoção especial – isso levaria qualquer negócio à falência. Obviamente você deve aproveitar a oportunidade de dar descontos em datas importantes como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e (caso valha a pena) a cada vez mais popular Black Friday.
Também explore datas que tenham a ver com o seu negócio: se você vende chocolates, aproveite o Dia do Chocolate (07 de julho)! Mas de nada adianta, por exemplo, você fazer grandes descontos no Carnaval se a demanda pelo seu produto aumenta pouco ou nada nessa data.
2. Aposte em um cronograma
Assim que tiver definidas as datas em que fará promoções, crie um cronograma que estabeleça detalhes como o início e fim dos períodos promocionais, onde e quando serão exibidas as ofertas, o tempo necessário para elaborar campanhas, se elas serão mais voltadas para melhorar as vendas ou para aumentar o reconhecimento, que benefícios você oferecerá…
Quanto mais bem definido estiver seu cronograma, menos você estará à mercê de surpresas desagradáveis que podem vir a atrapalhar suas vendas.
3. Planeje
Qualquer grande evento, especialmente uma promoção sazonal, exige planejamento. Ele é importante para que, quando a campanha se inicie, tudo dê certo: a equipe estará preparada, a produção estará encaminhada, e a divulgação poderá começar sem problemas.
Um calendário sazonal bem planejado significa mais sucesso, aumento de vendas e inclusive economia nos custos de campanhas. Quanto mais especial for a data, melhor planejada ela deve estar: grandes lojas planejam suas campanhas de Natal e Dia das Mães com vários meses de antecedência!
4. Estabeleça parcerias
Fazer parceria com fornecedores e distribuidores para conseguir benefícios em datas especiais fortalece sua marca e vende mais! Tão importante quanto, eles podem lhe ajudar a acumular capital e aumentar sua equipe para o período promocional, afinal campanhas de marketing sazonal exigem bastante dinheiro e pessoal.
Outra sugestão é formar parceria com empresas de outros ramos que se beneficiam das mesmas datas que você. Se, por exemplo, você faz promoção de chocolates no Dia dos Namorados, que tal fazer parceria com uma floricultura para ambos venderem seus produtos juntos e, assim, ganharem mais?
Fazer um calendário sazonal e usar as diferentes datas comemorativas do ano para fazer promoções pode ser muito benéfico para o seu empreendimento! E se você quiser mais dicas de empreendedorismo, aproveite e veja como divulgar seu trabalho nas redes sociais!
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
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