A venda de doces para dia dos namorados é uma grande oportunidade para quem trabalha com confeitaria.
Nessa data comemorativa, a procura por presentes é uma das maiores de todo o ano, sendo que os bombons, doces e chocolates são alguns dos queridinhos da clientela.
Assim, você pode aproveitar a chance para aumentar as suas vendas, conseguir uma renda extra ou até mesmo tornar o seu negócio mais conhecido. Para que tudo corra da melhor maneira, porém, é necessário preparar-se com antecedência.
Aqui no Brasil, essa comemoração acontece no mês de junho, mas as suas pesquisas e o seu planejamento, entre outras atitudes, já devem iniciar antes. Separamos a seguir quatro dicas para lhe ajudar na sua preparação. Continue a leitura para saber mais!
1. Pense em produtos interessantes e característicos
Quais doces e ingredientes mais combinam com o dia dos namorados? É importante informar-se sobre o que o seu público alvo mais procura nessa ocasião. Pesquise sobre os tipos de doces que despertam o interesse dessas pessoas nessa época e também seja criativo, adicionando o tema do amor e da paixão em seus produtos.
Você pode criar doces personalizados, como buquês de bombons, brigadeiros com champanhe, brownies e bolos decorados, além de chocolates com formas especiais e com mensagens escritas, entre várias outras ideias. A decisão vai depender do perfil dos seus consumidores e dos seus conhecimentos de confeitaria.
Outra dica interessante é pensar em quais são os doces que você mais vende ao longo do ano. Você pode criar versões comemorativas ou mesmo vendê-los em kits especiais.
2. Lembre-se de personalizar as embalagens
Falando em kits, faz toda a diferença que as caixas e as cestas também sejam personalizadas. Utilize elementos que lembrem o dia dos namorados, como as cores e formas que remetem ao significado dessa data. Isso pode ser feito com enfeites, forros ou desenhos, por exemplo.
Até mesmo os doces vendidos separadamente, nos embrulhos ou forminhas tradicionais, merecem um toque especial nas suas embalagens. Vale muito apostar nesse tipo de personalização, tomando sempre cuidado para não sobrecarregar o visual do seu produto, é claro.
Seja qual for a embalagem, lembre-se que ela deve ser adequada para os seus doces. Escolha os materiais certos e tome os cuidados necessários na hora de embrulhar, evitando que eles desmontem, vazem ou acabem derretendo.
3. Cuide da sua divulgação
Uma boa divulgação dos produtos é essencial para destacar-se e ter lucros nas vendas. Isso precisa ser bem planejado e acompanhado.
Existem diversas formas de divulgar nessa época. Se você tem um site, por exemplo, um banner temático e uma categoria exclusiva para a data são ideias muito legais. O Instagram e as demais redes sociais também fazem toda a diferença, então publique fotos realistas e de qualidade dos seus produtos, mostrando que você entrou no clima do dia dos namorados. Textos e fotos no WhatsApp, panfletos e outros recursos também podem ser boas ideias.
É importante que tudo esteja bonito e organizado, lembrando que você deve levar em conta o seu público alvo para preparar a sua divulgação. Vá acompanhando os resultados que os seus anúncios trazem e, se necessário, faça alguns ajustes de maneira consciente.
4. Pense no seu diferencial
Pensar no seu diferencial é muito importante para destacar-se no mercado. São várias as possibilidades, que vão desde uma embalagem criativa e um bom atendimento até descontos especiais (que não prejudiquem o seu negócio, é claro). Solte a sua criatividade e crie — ou destaque — o seu diferencial.
Por fim, lembre-se que um curso de confeitaria faz toda a diferença para vender doces, tanto nas datas comemorativas quanto ao longo de todo o ano. Lá você conhecerá novas técnicas e receitas para oferecer ótimos produtos!
Esperamos que tenha gostado das dicas para vender doces para dia dos namorados!
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
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