Falar em empreendedorismo materno é algo comovente para muito mulheres empreendedoras. Por trás de cada negócio, sempre tem uma história de muita luta, alegrias, preconceitos, perseverança e acima de tudo, de amor aos filhos e a família.
De acordo com a Rede Mulher Empreendedora, a cada 100 novas empresas abertas no Brasil, 52 são criadas por mulheres, sendo que 50% dessas têm um ou mais filhos.
Acreditamos que essa estimativa seja ainda maior, visto que boa parte das mães empreendedoras estão no mercado informal. Aqui no blog temos outro texto que trata deste assunto. Clique aqui para saber mais.
Na Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria, essa realidade é vivenciada diariamente. Muitas mulheres procuram pelos cursos para aprenderem ou aperfeiçoarem alguma prática. Assim, podem começar a empreender e conciliar a maternidade e cuidado com a família com um trabalho prazeroso e rentável.
Vale lembrar que para muitas mulheres o empreendedorismo materno pode ser uma escolha, mas para outras é apenas uma saída, já que o mercado de trabalho ainda é muito preconceituoso com mulheres gestantes ou que tenham filhos menores.
A Cake Designer da Brasil Mais Doce, Patrícia Silveira, deixou um emprego na Força Aérea Brasileira para se dedicar a uma nova profissão e ter mais tempo para se dedicar as três filhas e a família.
“Eu comecei a trabalhar com aquelas caixinhas que enfeitam mesas de festas, o scrap, de onde veio o nome Scrapmix. Com isso, as pessoas achavam o meu trabalho lindo, mas queriam saber o que poderiam colocar na caixinha, daí comecei a fazer o cupcake, alfajor, pão de mel, macaron…até que uma cliente me perguntou: você não faz bolo? Respondi que sim. Ela colocou o dinheiro na minha conta e com muito esforço, dedicação e estudo eu consegui entregar os dois bolos: um com o tema lego e outro com o tema safari, de dois andares. E como toda pedagoga, após os cursos que fiz, quis também ensinar, passar o conhecimento para frente e motivar outras mulheres e homens a empreenderem”, afirma.
A paixão e a inspiração para a criação da Brasil Mais Doce – Escola de Doceria e Confeitaria (conhecida anteriormente como Scrapmix) podia ser reconhecida em sua antiga logomarca, em que as três filhas da Cake Designer, Patrícia Silveira, foram retratadas e foram a primeira imagem da empresa. Sendo um exemplo e retrato fiel do empreendedorismo materno, aquele que trabalha com profissionalismo, mas sem deixar o foco nos filhos de lado.
Se você se encaixa nesse perfil e não sabe por onde começar, não desanime e descubra seu talento para se tornar uma mãe empreendedora.
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
Copyright © 2023 Brasil Mais Doce. Todos os direitos reservados.