Depois de tornar-se mãe, é difícil não sentir aquele aperto no peito no momento de voltar a trabalhar. Muitas mulheres se desdobram na função de sustento do lar e criação dos filhos, sobrecarregando-se nessa jornada e chegando a pedir demissão dos seus empregos. Nesse caso, o empreendedorismo pode ser uma baita oportunidade para unir o útil ao agradável.
O trabalho em casa é uma alternativa atrativa para gerar renda ao mesmo tempo em que cuida dos filhos. Por isso, se você quer fazer algo que gosta, ganhar dinheiro com isso e ainda ficar perto da sua criança, que tal começar a considerar opções como a confeitaria e venda de doces, por exemplo?
Neste post, você irá conferir diversas dicas que podem lhe ajudar a tirar essa ideia do papel e transformá-la em renda para pagar as contas. Ficou curiosa? Então, vem com a gente!
Trace objetivos a curto, médio e longo prazo
Onde você quer estar daqui a um ano? E em cinco? E em dez? Muitas pessoas acabam entrando na confeitaria por necessidade — ou por paixão — e esquecem de encarar essa atividade como um negócio que trará lucros, servindo como um meio de conquistar aquilo que elas desejam, tanto profissionalmente quando na vida pessoal.
Mesmo que você opte por voltar a trabalhar em casa, fazendo doces, é necessário ter uma visão estruturada do que você quer com esse novo negócio. Por isso, trace objetivos a curto, médio e longo prazo. Isso ajudará você a estipular metas que levem seu empreendimento a novos patamares de qualidade e de volume de produção, ou seja, que lhe farão crescer no mercado.
Defina o produto culinário que deseja produzir
Para começar a produzir, é preciso definir a área de foco e no que você se tornará realmente incrível. Comece simples, sendo específica, dominando um produto e se tornando referência nele. Essa determinação fará com que você se concentre em uma coisa até ficar realmente boa nela, oferecendo algo que ninguém mais no mercado oferece.
Aqui vão algumas perguntas para ajudar a definir o seu produto:
• Que produto culinário você fará?
• Qual será o formato?
• Quais serão as opções de sabores?
• E as quantidades?
Conheça o público-alvo
Para voltar a trabalhar com potência máxima, que tal conhecer o seu público-alvo antes mesmo de começar a vender? Determinar quem serão os seus clientes é essencial. Em um primeiro momento, pode parecer contraditório dizer que o ideal é que você delimite o seu público, afinal, isso dá a ideia de atender menos pessoas.
Mas, e se, em vez de pensar no número de pessoas, você considerar a qualidade do atendimento? Segmentar um público específico que você quer atingir permitirá que você conheça a fundo as necessidades e desejos dessas pessoas. Logo, será muito mais simples fazer com que elas se sintam realmente satisfeitas com os seus produtos.
Estabeleça o capital de investimento
Quanto dinheiro será necessário para você começar a produzir? É importante pensar no que será preciso para voltar a trabalhar, desde os ingredientes até a estrutura da sua cozinha. Faça uma avaliação de todos os itens que você tem e dos que terá que providenciar: fogão adequado, forno, refrigerador, utensílios, mesas, embalagens.
Depois disso, avalie quanto dinheiro você tem para investir. Quantas dessas coisas podem ser adquiridas imediatamente e como você pode comprar o restante delas? Um bom planejamento financeiro também é importante para distribuir eventuais dívidas de investimentos de uma maneira inteligente, que não comprometa o fluxo de caixa.
Estabeleça metas
Assim como os objetivos a curto, médio e longo prazo, as metas também são importantes. Pense nos objetivos como o resultado que você quer atingir e as metas são o “passo a passo” para chegar lá. Logo, é preciso ser criteriosa ao estipular como você alcançará aquilo que planejou.
É preciso ser clara na definição das metas, pois, só assim, será possível mensurar se elas foram ou não cumpridas. O processo de recolocação no mercado pode ser lento. Por isso, tenha paciência. Lembre-se que você estará começando um empreendimento e que as pessoas precisarão conhecer o seu trabalho, só então ele poderá se tornar uma referência.
Preze sempre pelo bom atendimento e pela qualidade dos produtos. E lembre-se: ao voltar a trabalhar, não esqueça de divulgar o seu trabalho nas redes sociais!
Cake Designer, Empreendedora, Mãe. Com formação em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Educacional e Ensino a Distância, trabalho com confeitaria há mais de 9 anos. Atualmente sou empreendedora na escola Brasil Mais Doce onde conectei duas das minhas paixões: a confeitaria e a arte de ensinar.
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